You are currently viewing Mitos e verdades sobre saúde vascular

Mitos e verdades sobre saúde vascular

Existe creme dermatológico que elimina as varizes? Quem tem varizes pode desenvolver trombose? Conheça os principais mitos e verdades sobre a saúde vascular

Por Gustavo Solano*

Ter boa saúde e qualidade de vida implica em manter o equilíbrio entre mente e corpo. E nesse sentido, ficar bem informado contribui para outro importante pilar ao bem-estar: prevenção. Afinal, com informação correta e segura, você pode agir no sentido de evitar diversas doenças como, por exemplo, as varizes. É por isso que organizei neste artigo os principais mitos e verdades sobre saúde vascular. 

É importante ressaltar que nenhum conteúdo substitui a avaliação do cirurgião vascular. Aliás, fique atento aos sintomas que podem indicar alguma complicação, como:

  • Dores nas pernas;
  • Vasinhos aparentes;
  • Inchaço, vermelhidão e sensação de queimação nos membros inferiores.

E se você não percebe nenhum sintoma, mantenha suas consultas e exames em dia. Só assim o médico pode auxiliar você a se prevenir e identificar uma provável doença em estágio inicial.

Vamos, então, para algumas verdades e mitos sobre a saúde vascular

  • Viagens longas aumentam o risco de trombose venosa

Verdade! Se você for fazer alguma viagem muito longa, em que terá de ficar bastante tempo sentado, procure fazer pausas para levantar e movimentar as pernas. E outra dica que pode ajudar muito a evitar a trombose nesse caso: meias de compressão. Procure seu médico para orientação sobre o modelo mais adequado para você.

  • Musculação causa varizes

Mito! Muito pelo contrário, o sedentarismo é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças vasculares, como as varizes. Praticar esportes e frequentar academia são hábitos que ajudam a estimular a circulação do sangue – sem falar em diversos outros benefícios para a saúde integral.

  • Cirurgia para corrigir varizes prejudica a circulação

Mito! A cirurgia remove as veias danificadas e que, por isso, causam sintomas como dores nas pernas e sensação de queimação. Após removê-las, o sangue circula por outras vias, saudáveis, eliminando assim o problema. 

  • Meias ajudam na circulação

Verdade! Só que é preciso lembrar que são as meias de compressão que colaboram para a prevenção de doenças vasculares. E não adianta sair e comprar o primeiro par que você encontrar. Fale com seu cirurgião vascular para definir o modelo que melhor atende seu corpo.

  • Varizes podem voltar, mesmo depois do tratamento

Mito! As varizes tratadas por qualquer método (cirurgia e escleroterapia, por exemplo) não voltam. O que acontece é que, por conta de alguns fatores como a predisposição genética e a falta de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, outras veias podem se tornar varicosas, ou seja, doentes e recebem o nome de varizes.

E como faço parte da vice-diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), o conteúdo técnico deste artigo está embasado nas publicações científicas da Sociedade. Então, se quiser conhecer outros mitos e verdade sobre saúde vascular, basta clicar aqui.

Fique bem informado e previna-se!

*Gustavo Solano é cirurgião vascular, endovascular e diretor na Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.