quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Úlceras Vasculares

A pele, devido a sua enorme variedade de funções, uma vez perdendo sua umidade e nutrição adequada (que é dada pelo sistema vascular, seja arterial ou venoso), pode levar ao aparecimento das úlceras. Essas feridas aparecem mais comumente nas pernas e podem vir após pequenos traumatismos ou espontaneamente.

Dependendo do sistema vascular acometido, venoso ou arterial, teremos quadros clínicos diferentes. As lesões de causa venosa são mais comuns e frequentemente localizam-se nas extremidades, ao redor dos maléolos (tornozelos), principalmente o interno. Quase sempre os pacientes apresentam varizes próximas e sangramentos não são incomuns. Além do quadro clínico causado pelo comprometimento do sistema venoso (peso, cansaço, edema, eczemas etc.), as lesões apresentam aspectos característicos: bordos irregulares e escavados, além de infecção que quando presente, poderá acarretar a necrose da pele (morte do tecido).

Quando as lesões são de causa arterial a queixa principal é a dor devido à falta da circulação. Diferenciam-se das venosas principalmente por este sintoma. O paciente referirá claudicação –dor ao caminhar determinada distância – e as lesões apresentam fundo pálido, tecidos necróticos em menor extensão, acometendo com frequência as polpas digitais e também os maléolos, tendão de Aquiles, calcâneos e os pontos de atrito da pele.

Uma outra lesão ulcerada que acomete pacientes hipertensos é a conhecida como úlcera maleolar hipertensiva ou úlcera de Martorell, com tratamento extremamente difícil. Outros tipos de úlceras que podem acometer o sistema arterial dizem respeito às doenças inflamatórias – vasculites ou arterites (associadas a problemas imunológicos, reumatológicos e dermatológicos). Menos freqüentes, mas também muito dolorosas e em menor extensão.

No que diz respeito ao tratamento, utilizaremos vasodilatadores, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, flebotônicos e antineuríticos, porém um cuidado especial deverá ser tomado com os curativos.

MARQUE SUA CONSULTA !!