segunda-feira, 25 de maio de 2020

Aneurismas

Olá. Se você chegou à este texto na consulta de termos encontrados em seu resultado de exame, lembre-se que este deve ser avaliado por um médico. Aqui encontra-se apenas uma breve explicação sobre o tema, mas nada substitui a avaliação presencial com um profissional. Não tome conclusões ou se medique sem uma avaliação médica. Boa leitura.

Aneurismas são dilatações localizadas mais comuns nas artérias. Essas dilatações podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, mas são mais comuns na artérias aorta abdominal (ocorrendo em 5% dos homens acima dos 55 anos e em uma percentagem menor nas mulheres). Em seguida vêm os aneurismas das artérias poplíteas, das femorais, das artérias intracranianas e outros.

O aneurisma arterial é uma doença perigosa, porque na maior parte dos casos não dá sintomas. São geralmente descobertos por acaso, em exames clínicos ou de ultra-som. Apesar causarem poucos sintomas, podem romper subitamente, causando perda de grande quantidade de sangue. Quando um aneurisma da aorta se rompe, causa a morte em mais da metade dos casos.

Os aneurismas arteriais devem, portanto, ser corrigidos cirurgicamente antes que se rompam, ou que provoquem embolias. A correção de aneurismas é uma patologia que deverá ser abordada pelos cirurgiões vasculares.

 

MARQUE SUA CONSULTA!